RSS

Adolescentes escrevem Dramaturgia

06 maio

 

O Projeto Les Urbains em Québec realiza, desde 1997, nas cidades de Montréal, Québec, Ottawa e Toronto, um concurso de contos urbanos para selecionar 12 adolescentes de escola secundárias. Após a seleção os adolescentes, entre os mais de 5000 inscritos anualmente, tem a oportunidade de reescrever seus textos e transformá-los em peça teatral junto com um dramaturgo profissional num processo de estágio em dramaturgia. Destes 12 textos, 05 melhores são encenados por atores profissionais das companhias realizadoras. É uma ação patrocinada pelos Bancos Scotia e BMO e que envolve as escolas e as instituições culturais Théâtre Denise-Pelletier, Théâtre Jeunesse Les Gros Becs à Québec, Théâtre français de Toronto et Centre National des Arts d’Ottawa.

É um concurso que serve para estimular os adolescentes a produzirem contos e dramaturgia, principalmente, como uma linguagem literária extremamente rica e que também acaba influindo na educação escolar por ampliar a utilização de textos teatrais. As etapas de divulgação nas escolas, de inscrição dos adolescentes, do estagio dramatúrgico dos selecionados até a montagem e a sua circulação nos teatros, serve como um bom exemplo de mediação teatral. A escritura dramatúrgica com criação estética de uma obra artística e o processo pedagógico de aprendizagem teatral, possibilita que os adolescentes entrem no mundo da arte dramática e ampliem seu vivenciar artístico. Junta-se a relação de instituições culturais e os grupos profissionais de teatro com as escolas, trabalhando em prol do desenvolvimento cultural dos adolescentes e a própria geração de novos dramaturgos. Através desta ação qualificada, a Dramaturgia vem se tornando mais conhecida entre os jovens das escolas participantes e se tornando uma linguagem mais acessível e que pode falar de suas realidades. Um bom exemplo foram os textos apresentados em 2011 que falam de facebook, imigração, família sem pais, surrealismo da contemporaneidade etc., como temas que tem as palavras e os jeitos de compreender a dramaturgia dos adolescentes.

Atividade: observação da etapa final do projeto no Théâtre Denise-Pelletier em Montréal no dia 06 de maio de 2011 às 19:30.

Visite: http://www.facebook.com/lesZurbains

 
Comentários desativados em Adolescentes escrevem Dramaturgia

Publicado por em maio 6, 2011 em Uncategorized

 

Os comentários estão desativados.