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Projeto em Québec

 

Projeto de Residência Artística: Mediação Teatral e Transformação Social –  Brasil – Québec

Artista: Ney Wendell

O foco  

Este projeto tem como foco o fazer teatral numa perspectiva de transformação social, em consonância com as atuais redes, fóruns e grupos que promovem uma apreciação, produção e circulação artística voltada para a cultura e a educação transformadora, lutando pela inclusão popular e a democratização estética através da mediação teatral.

A atualidade do tema

No Brasil e, principalmente, em vários outros países da América Latina vem sendo desenvolvidas redes, com seus diversos grupos que trabalham com a investigação da temática de Teatro e Transformação Social. Temos o fenômeno das ONGs com suas atividades voltadas para a formação artística e para o desenvolvimento da cidadania; os Pontos de Cultura com a especificidade da educação popular em artes e o cruzamento de teatros políticos, sociais e comunitários que são vertentes estéticas de vários grupos teatrais no Brasil.

Hoje se avança para um teatro que une a qualidade técnico-artística com uma causa sócio-política, muitas vezes, advinda da indignação com os problemas da comunidade ou as das mais diversas gravidades humanas mundiais (meio ambiente, educação, violência, drogas, desigualdades etc.), mas que expõe na obra um ato de reflexão. Entende-se esta obra artística como um processo transformador que aglutina o fazer da criação com a circulação do resultado, olhando a elaboração e a apresentação como itinerários formativos para a vida, para o atuar consciente na transformação de si e do outro. É preciso se pensar e também construir metodologias de mediação teatral numa democratização cultural para se efetivar esta transformação pelas artes na comunidades e nas escolas.

O valor intercultural

O Canadá é um dos países que tem um alto investimento na produção cultural e um destaque referencial na promoção das artes nas escolas e instituições sociais, além das práticas artísticas relacionadas a saúde e a educação ambiental. Há um bom número de universidades que são consideradas de excelência na formação de atores, diretores e professores de teatro, além de possuir uma diversidade de práticas de mediações culturais que promovem a educação do público espectador. Neste momento forma-se uma troca cultural fundamental de mútuos aprendizados e que precisa de maior investimento para se estreitar laços entre artistas, políticos, lideranças diversas para poder gerar ações interculturais. Por isso, minha escolha neste momento de ir para Québec e poder servir como mais um elo, entre diversos outros que estão sendo oportunizados, principalmente, através dos convênios entre universidades. Esta residência aponta para um dialogo sobre a relação da ação cultural com a ação social, que terá seus resultados da formação, da aplicação de experiência em mediação teatral, direcionados para os organismos educacionais.  

Objetivo

Realizar residência de aperfeiçoamento artístico no Quebéc-Canadá, com desenvolvimento e o estudo de ações comunitárias de Mediação Teatral para a sistematização e a construção de métodos de Teatro e Transformação Social a serem disponibilizados para os pontos de cultura e outras entidades no Brasil.  

Ações         

Participar dos programas formativos das instituições pesquisadas com o aperfeiçoamento em oficinas, seminários ou cursos realizados na área cultural;

Pesquisar e sistematizar as metodologias de formações teatrais junto aos jovens atendidos pela instituição, numa perspectiva de teatro e transformação social, com o apoio cientifico da Universidade Federal da Bahia-UFBA em parceria com Universidade de Montreal em Quebec-UQAM ; ·         

Promover oficinas para artistas locais e públicos jovens da instituição sobre o Projeto “Cuida Bem de Mim” e sua mediação teatral, construindo diagnósticos coletivos e coleta de depoimentos sobre o tema do projeto;

Gerar um documentário curto com entrevistas e imagens com foco na promoção do teatro e transformação social; ·        

Criar um blog jpara ir apresentando um relato processual e interativo para grupos e instituições do Brasil, abrindo discussões sobre o teatro e seus impactos transformadores na educação de crianças e jovens; ·        

Publicar um livro sobre “Teatro e Transformação Social” com metodologias, discussões teóricas, depoimentos, imagens e relatos de experiências; ·        

Realizar 01 Curso de Extensão sobre Mediação Teatral e Transformação Social na Universidade Federal da Bahia, após o retorno do Québec com carga horária de 32h para 30 profissionais; ·        

Fortalecer as parcerias internacionais na área cultural entre o Brasil e o Québec.

 

Uma resposta para “Projeto em Québec

  1. Lini...

    março 3, 2012 at 7:49 pm

    Gostei desse texto…
    muito bom

     

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