RSS

Teatro é Casa, Família e Questionamento

14 maio

 

O Festival de Teatro Anarquista de Montréal realizou uma conferência-demonstração da multi-artista Pol Pelletier. Ela é um das principais artistas de teatro do Québec e criadora do Método «Dojo» para treinamento artístico que propõe setes leis da presença para a preparação do ator.

Mas, destaca-se aqui seu olhar para a relação entre os atores e o publico, como trocas de interiores mais vivos e humanos. Primeiramente, ela afirma que teatro, como casa, é um espaço poético, político e popular, abrindo o lugar de convívio entre artistas e público com a múltipla possibilidade do uso cênico, do diálogo e de sentir o corpo presente. Quando diz que é família traz o valor dos artistas viverem juntos, em coletivos de trabalho com sua grupalidade que gera vínculos, cumplicidade e experiência humana. Ao afirmar o teatro como questionamento fala daquilo que o artista tem fome, daquilo que ele quer enquanto olha o mundo. Traz a pergunta: porque a arte pode mudar o mundo ainda?

O ato de fazer teatro, de atuar é olhar para si e sair da normalidade que depende do exterior para entrar numa presença mais humana e vibrante que está dentro e se projeta. O teatro traz o exterior para dentro de si e o aprofunda o máximo possível. Quando se foca na questão da mediação teatral ela afirma que o corpo do ator se dialoga com o corpo do espectador, numa troca que passa por todos os sentidos. Esclarece que é isso abre ao publico, um lugar comunitário que tem na palavra, na presença, na escuta a oportunidade para reaprender a olhar o território exterior com o mais profundo dos sentidos internos. Por tudo isso Pol Polletier diz: «Eu sou amante de meu público!»

Atividade: participante da conferência no dia 14 de maio de 2011 das 13 às 16h no Studio Peter Boneham em Montréal.

Visite: http://www.polpelletier.com/fr/index.php

 

Anúncios
 
Comentários desativados em Teatro é Casa, Família e Questionamento

Publicado por em maio 14, 2011 em Uncategorized

 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: