RSS

Cultura para Todos

28 abr

 

Há 15 anos um movimento de artistas e lideranças culturais criaram a organização sem fins lucrativos Culture Pour Tous. Ela tem como missão a democratização da cultura em todo a provincia do Québec, favorecendo o acesso democratizado as artes e a cultura a partir de uma ampla politica de mediação cultural. É uma instituição que consegue integrar as regiões e as cidades do Québec para pensar, criar e avaliar ações que medie qualificadamente a relação entre o cidadão e a cultura no seu desenvolvimento social e econômico. Atualmente suas principais ações são:

Projeto anual Les Journées de la culture : reúne mais de 300 cidades em uma semana intensa de programação cultural com e para a comunidade;

Projeto Carnet de la Culture : é um portal virtual que integra a cultura dentro da escola, disponibilizando o produzindo dezenas de cadernos (em formato de jornal) com atividades culturais para os professores e alunos interagirem. Através do portal os professores acessam e produzem novas atividades de forma interativa, numa continua retroalimentação de atividades.

Portal de Mediação Cultural: é um serviço de formação, publicação e interação sobre a temática da mediação cultural em diversos setores e linguagens das artes e cultura. Sua coordenação é realizada pelo Groupe de recherche sur la médiation culturelle (GMC) que é integrado a UQAM, com participação de professores universitários, pesquisadores em geral e lideranças culturais. Neste portal são disponibilizados textos, divulgação de eventos e varias referencias e oportunidades de engajamento nas ações de mediação cultural.

Junto com estas ações existe também o Programma Parcours interculturel  que é uma inciativa de valorização dos artistas imigrantes,  além da campanha de cidadania e cultura Je m’affiche pour la culture!, completando-se com a realização de seminarios, oficinas e colóquios internacionais.

É um exemplo concreto e organizado pela sociedade civil de afirmar a Cultura Para Todos em rede ações que integram mais de 300 municípios.

Atividade: encontro com a equipe que gerencia o Culture Pour Tous no dia 28 de abril de 2011 às 14h.

Visite: http://www.culturepourtous.ca/

 
Comentários desativados em Cultura para Todos

Publicado por em abril 28, 2011 em Uncategorized

 

Os comentários estão desativados.