RSS

Cultura nas Escolas

21 abr

O Ministério da Educação e o Ministério de Cultura realizam em parceria o programa «La Culture, Toute Une École» agregando diversas ações artísticas e culturais à programação anual das escolas. Este programa é composto por três atividades eixos:

Mês da Cultura: no mês inteiro de fevereiro as escolas e todas as suas disciplinas realizam atividades culturais, seguindo o tema anual do projeto. Existe um portal que orienta sobre os diversos tipos e procedimentos de atividades artísticas para auxiliar o professor.

Programa Artistas nas Escolas: as escolas recebem um recurso específico para contratar artistas independentes ou grupos e eles realizam atividades contínuas ou pontuais para os alunos.

Programa Cultura nas Escolas: anualmente as escolas podem concorrer a um financiamento especifico para desenvolverem um projeto cultural (estas ações participam depois de um prêmio de reconhecimento). O governo mantém um repertório virtual de mais de 1850 artistas e 800 organismos culturais disponíveis para as escolas escolherem (exmplo de banco de dados: http://www.mcccf.gouv.qc.ca/index.php?id=3562).

Destaca-se a parceria dos dois ministérios que trabalham juntos e promovem a cultura como prioridade nas escolas desde 1997. Há uma divisão de responsabilidades e uma comissão comum que coordena todo o programa. Pensar em relações intersetorias e colaborativas pode ser um caminho mais ágil para desenvolver a cultura dentro das escolas, articulando a educação como processo cultural vinculando-se as diversas artes. 

Atividade: reunião com a coordenação do Programa Cultura na Escolas no dia 21 de Abril às 16h em Montréal.

Visite: http://www.mels.gouv.qc.ca/sections/cultureEducation/index.asp

 

 
Comentários desativados em Cultura nas Escolas

Publicado por em abril 21, 2011 em Uncategorized

 

Os comentários estão desativados.