RSS

POLÍTICA CULTURAL DO QUÉBEC

22 set

O estado do Québec no Canadá tem uma população de 7.900 mil habitantes distribuídos em 1135 municípios, com 52% abaixo de 100 mil habitantes (2011). As ações do seu ministério de cultura estão amplamente territorializada, dividindo-se em 12 direções regionais.

A área administrativa é separada pelos setores de artes cênicas (teatro, dança, musica, canção, circo e variedades), artes visuais (artes visuais, mediáticas e multidisciplinaridade e arquitetura) industrias culturais (mestres das artes, cinema e audiovisual, livro e disco), patrimônio (museologia, patrimônio imobiliário e imaterial, documentos e arquivos) e comunicações (mídias e multimídias, telecomunicações e radiodistribuição).

Os Conselhos de Artes

Estes conselhos são institucionalizados e ligados diretamente ao governo e se dividem numa rede, que vai do conselho a nível estadual (que eles chamam de nacional no sentido de federalismo), depois por cada um dos 17 territórios com seus conselhos regionais. Por fim, estes conselhos se juntam as ações dos Comitês Municipais de cultura que existe em cada cidade.

É uma sequencia de proximidade do ministério que consegue chegar e dialogar com os artistas, os grupos, a população em geral, conectando o contexto local, as politicas de municipalidades e territorialidades com a administração de ações, recursos, programas etc., do governo.

Isto se complementa com o governo municipal que tem sua secretaria de cultura, que cuida de uma politica ligada a programação cultural da cidade, dos investimento diretos em cultura, do diálogo com os artistas, da intersetorialidade, dos programas e espaços municipais etc. Como bom exemplo, as cidades do Quebec vem investindo em média 4,3% da arrecadação na área cultural, chegando a quase 6% em municípios que tem entre 25 mil a 99 mil habitantes[1]. Como um bom panorama da dinamização cultural, os atuais levantamentos mostram que este estado possui 534 salas de espetáculos, 773 cinemas e 423 museus.

[1]INSTITUT DE LA STATISTIQUE DU QUÉBEC. Les municipalités québécoises ont augmenté leurs dépenses pour la culture en 2009. Gouvernement du Québec. Disponível em «http://www.stat.gouv.qc.ca/salle-presse/communiq/2011/mai/mai1118.htm».

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 22, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: